Forro Isolante do Capo no Omega Suprema

Introdução

Forro prestes à ser "conectado" ao Capo 🙂

A falta do forro

O forro isolante do capo, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas uma peça de acabamento. Ela serve não somente para diminuir o ruído do motor mas, principalmente, para evitar o contato direto do calor do motor no capo. Sem ele o calor excessivo no capo diminuiria a vida útil da tinta e visualmente o verniz começaria a trincar, ficando fosco com o passar do tempo. Pra quem mora no litoral, o capo  enferrujaria prematuramente. Isso é triste quando a pintura do seu carro é original e duraria muito mais tempo se não fosse esse detalhe.

O ideal é a compra do forro original, pois é possível comprar as presilhas originais que vão conectadas ao capo, facilitando – e muito – a instalação. Além de ser esteticamente superior ao caseiro, o forro original é termo-acústico e anti-chamas.

Porque montar um forro?

Você pode querer por vários motivos. Entre os motivos que me levaram a montar o meu próprio provisoriamente:

– Estou sem grana pra comprar o forro original – o que não é motivo pra esperar o capo se detonar;

– Não querer  pintar novamente a capo tão cedo –  quando comprei  a Suprema veio sem o forro e com o passar do tempo (uns 5 meses) o verniz foi se detonando;

Dicas para a montagem:

– O feltro sem betume pode pegar fogo facilmente em contato com faísca (faça um teste com um esqueiro em um pedacinho pra ver), por isso esteja certo de que ao final da fixação o forro nunca encoste nos contatos elétricos (bateria etc). O isolante de telhado ajuda a contornar essa situação – mas não resolve o problema. Então, novamente, esteja certo de que ao final da fixação o forro nunca encoste nos contatos elétricos.

– Para fixar o forro no capo, utilize presilhas/abraçadeiras de plástico (também conhecidas como fita Hellermann);

– Será preciso furar o forro “on-demand” (gostou do termo né?). A dica é: Com ajuda de alguém , vá furando e fixando o forro com as abraçadeiras, utilizando uma chave de fenda para fazer os buracos (foi coisa de amador mesmo no meu caso), e passando a fita por dentro dos furos do capo.

– Cuidado para não encostar o isolante térmico (o de telhado) nos contatos da bateria do carro – na minha jornada saiu umas faíscas. Resolvi colocando um papelão gigante sob o motor – você pode desligar o cabo da bateria. A zica é que você vai ter que configurar novamente a hora do computador de bordo,  o levantamento automático dos vidros elétricos e outras coisas (como o som do carro por exemplo).

– Corte o excesso do forro depois de prendê-lo ao capo. Ficará mais fácil e o acabamento “mais justo”;

Abaixo tem algumas fotos da montagem:

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4 respostas para Forro Isolante do Capo no Omega Suprema

  1. afonso gomes disse:

    Vc faz forro para motor cherok 1998′ onde encontro,,,por favor grato

  2. eu mesmo disse:

    gastou quanto amigo?

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